quarta-feira, 22 de outubro de 2008


Encontrada a múmia de Nefertiti
Um grupo de pesquisadores diz ter encontrado o corpo mumificado da rainha Nefertiti, um dos personagens mais famosos da história do Egito antigo.

"Há uma possibilidade muito forte", disse Joann Fletcher, que liderou a expedição patrocinada pelo canal Discovery.
Os cientistas acreditam que o corpo da rainha é uma das três múmias descobertas na câmara secreta de uma tumba conhecida como KV35 no Vale dos Reis, em Luxor, no Egito.
A tumba foi originalmente localizada e catalogada em 1898, mas as múmias haviam sido cobertas e, aparentemente, esquecidas.
O paradeiro dos restos mortais de Nefertiti tem sido durante muitos anos um dos maiores mistérios para os arqueoélogos. Clique abaixo para ver reportagem em inglês sobre a suposta descoberta:

Peruca

A rainha Nefertiti, juntamente com o marido dela, o faraó Akhenaten, governaram o Egito de 1353 a 1336 a.c., durante a 18º dinastia de governantes.
No entanto, praticamente todas as pistas da rainha e de seu marido foram apagadas, depois que Akhenaten tentou sem sucesso substituir a devoção aos deuses egípcios pela adoração ao deus do sol, Aton, em uma das primeiras tentativas de praticar o monoteísmo.
Joann Fletcher disse ter se interessado pela descoberta depois que uma peruca encontrada ao lado das três múmuas no Vale dos Reis foi identificada como sendo do tipo usada pelas mulheres da 18º dinastia.
Um exame mais detalhado levou à descoberta do corpo de uma mulher jovem, com dois furos na orelha, a cabeça raspada e a marca de uma tiara apertada, geralmente usada pela realeza.
A múmia – que havia sido desfigurada e mutilada – também teve um braço removido, o qual foi encontrado embrulhado perto dos restos mortais. O braço estava dobrado, um sinal, segundo Fletcher, de que poderia estar segurando um cetro.
As outras duas múmias – um adolescente e uma mulher idosa – ainda não foram identificados.
A especialista em assuntos do Egito antigo, Susan James, afirma, no entanto, que "evidências conhecidas e publicadas antes da expedição indicam que é muito improvável que seja mesmo a múmia de Nefertiti".

0 comentários: